Curtas notas biográficas de Matateu

Sebastião Lucas da Fonseca (26 de Julho de 1927 – 27 de Janeiro de 2000), conhecido como Matateu (português), foi um futebolista português que jogava como atacante. A sua carreira profissional, que se estendeu por mais de 20 anos, esteve intimamente associada ao Belenenses. Matateu ganhou o Bola de Prata duas vezes durante a passagem pelo clube, e marcou 219 golos em 291 jogos da Primeira Liga, sendo apelidado de Oitava Maravilha do Mundo. Matateu foi o jogador do Belenenses mais bem classificado de sempre para a selecção nacional de Portugal.

A carreira no clube

Nascido em Lourenço Marques, actual Maputo, Matateu começou a sua carreira jogando pelas equipas locais João Albasini, 1º de Maio e Manjacaze. Assinou com o C.F. Os Belenenses de Portugal em 1951, marcando 17 golos na Primeira Liga em 26 jogos na sua primeira época como a equipa de Lisboa terminou na quarta posição e adicionando 29 no mesmo número de jogos na campanha seguinte – terceiro lugar.

De 1953 a 1960, Matateu continuou a marcar em dois dígitos (um mínimo de 14 golos), marcando 32 golos em 1954-55 para a posição final da sua equipa (e o seu segundo prémio Bola de Prata). Em 1960, ajudou o seu clube principal a ganhar a Taça de Portugal contra o Sporting CP (2-1); partiu no Verão de 1964 aos 37 anos de idade, depois de apenas ter aparecido numa combinação de quatro jogos nas suas duas últimas temporadas devido à uma grave lesão na perna da qual nunca se recuperou totalmente.

Matateu juntou-se então ao vizinho Atlético Clube de Portugal da segunda divisão, ajudando à promoção no seu segundo ano. Na época 1966-67 – a sua final na primeira divisão portuguesa – o jogador de 39 anos contribuiu com nove golos em 21 jogos, mas a equipa sofreu despromoção após ter ficado em segundo lugar (13º lugar); nos três anos seguintes, jogou com o Clube Desportivo de Gouveia na segunda divisão e futebol amador com o Amora F.C. e G.D. Chaves.

Matateu retirou-se do futebol profissional, depois de ter passado vários anos no Canadá, onde jogou na Liga Nacional de Futebol com Toronto First Portuguese. Em 1971 dirigiu-se para oeste para Victoria, British Columbia, e representou os latinos na Liga de Futebol de Vancouver Island; desempenhou um papel fulcral na criação de Sagres Victoria.

Carreira internacional

Matateu ganhou 27 caps para Portugal, e marcou 13 golos. Após fazer a sua estreia a 23 de Novembro de 1952 num amigável com a Áustria no Porto, a sua última aparição foi contra a Jugoslávia a 22 de Maio de 1960 para a Taça das Nações Europeias de 1960 (1-5 derrotas fora de casa, marcou um golo na primeira mão, uma vitória por 2-1), com 32 anos.

Matateu nunca jogou internacionalmente com o seu compatriota Eusébio, embora tivesse sido convocado para a final das eliminatórias da Taça do Mundo da FIFA 1962 (onde este último fez a sua estreia), ficando de fora das selecções para os jogos contra o Luxemburgo e a Inglaterra.

Vida pessoal / Morte

O irmão mais novo de Matateu, Vicente, era também futebolista. Defensor, jogou 13 anos com os Belenenses (partilhando equipas com o seu irmão durante dez anos), e também representou a selecção portuguesa. Morreu a 27 de Janeiro de 2000, aos 72 anos de idade, no Victoria General Hospital, em British Columbia, após uma longa batalha contra a doença.


Categoria: Biografia

Parceiros e Clientes